WILSON & ARQUEGYM

Na Arquegym você vai encontrar produtos para sua prática de tênis e squash, Produtos de qualidade bem conhecida a Wilson é uma das grandes marcas que ficou nossa parceira instantaneamente, por oferecer ao seu exigente público o melhor em seu segmento.



HISTÓRIA DA MARCA






Se você algum dia já praticou futebol americano, jogou tênis, rebateu uma bola no baseball ou arremessou em uma cesta de basquete, certamente possuiu em suas mãos uma bola, um taco ou raquete da marca WILSON, uma das maiores fabricantes de equipamentos esportivos do mundo e um verdadeiro ícone americano. No centro da história do esporte há um século, talvez nenhuma outra marca tenha sido tão influente e intimamente envolvida em proporcionar o melhor para que atletas tenham sempre o máximo desempenho.

A história
A empresa foi fundada na região sul da cidade de Chicago, estado americano de Illinois, em 1913 com o nome de Ashland Manufacturing Company, tendo como principal objetivo desenvolver e explorar novos mercados para o uso de produtos do frigorífico Schwarzchild & Sulzberger, como por exemplo, couros e tripas. Já no ano seguinte a linha original de produtos da empresa era composta por suturas cirúrgicas, cordas para violinos e cordas para raquetes de tênis feitas com tripas de animais. Pouco depois começou a fabricar dois modelos de calçados para a prática de baseball e algumas raquetes de tênis. A partir de então a empresa iniciou o direcionamento total do foco para a produção e desenvolvimento de acessórios esportivos, além de promover atletas e campeonatos americanos profissionais. Em 1915, o canadense Thomas E. Wilson assumiu a presidência da empresa, que foi renomeada como Thomas E. Wilson Company. Ainda neste ano lançou a linha de camisas para futebol americano, basquete e baseball indoor. No ano seguinte, a empresa adquiriu a fábrica Hetzinger Knitting Mills, o que permitiu aumentar e expandir a produção de uniformes esportivos e outros acessórios e equipamentos como bolas de golfe e malas de couro (para carregar os tacos).




Pouco depois, em 1917, teve início a produção de capacetes para a prática de futebol americano, além de tacos de golfe. A empresa era tão confiante em sua qualidade, que nesta época, todos os seus produtos tinham garantia incondicional de dois anos. No final desta década a empresa se desenvolveu através de várias pequenas fábricas, aumentando sua produção e se tornando a patrocinadora oficial do tradicional time de baseball do Chicago Cubs, fato que tornou a marca WILSON extremamente popular no mercado americano. Durante a década de 1920 a WILSON trabalhou conjuntamente com atletas e técnicos de futebol americano e baseball para desenvolver e lançar novos produtos, como por exemplo, as famosas luvas de baseball, uma das mais modernas e confortáveis do mercado na época. Em 1925 a empresa adotou oficialmente o nome de Wilson-Western Sporting Goods Company. Dois anos depois lançou no mercado as primeiras latas de bolas de tênis seladas, outra grande inovação para a época.




A década de 30 foi marcada por grandes novidades: em 1931 a empresa adotou oficialmente o nome Wilson Sporting Goods Co.; e, em 1934, as raquetes de tênis começaram a ser produzidas com vários tipos de madeira, resultando em pesos e tamanhos diferentes. Em 1941 as bolas WILSON foram escolhidas como oficiais pela liga profissional de futebol americano (National Football League). Era o começo de uma longa e vantajosa parceria que dura até os dias de hoje. Em 1962 a empresa continuou sua expansão com a abertura de escritórios na Inglaterra (Wimbledon), Alemanha, Japão (Tóquio), Hong Kong e China. Em 1967, o famoso Rene Lacoste, apresentou uma raquete de tênis feita em alumínio, introduzida com o nome de T2000 e desenvolvida pela WILSON, utilizada pelo lendário tenista Jimmy Connors.





A empresa foi comprada pela PepsiCo em 1970, e sob o comando da tradicional fabricante de bebidas, a WILSON expandiu-se internacionalmente. Em 1975, pela primeira vez na história da empresa, produtos e acessórios de tênis superaram em vendas os produtos para prática do golfe. No final da década, em 1979, as bolas WILSON foram adotadas como oficiais pelo tradicional torneio de tênis US Open. Depois de introduzir no mercado, em 1983, a revolucionária raquete Pro Staff, confeccionada em grafite e kevlar, a WILSON foi adquirida, em 1989, pelo grupo finlandês The Amer Group.






No começo dos anos 90, introduziu no mercado a raquete Hammer 2.7si, que se tornaria a mais vendida do mundo nos próximos três anos. A constante inovação tecnológica de seus produtos, fez da WILSON nesta década uma empresa de ponta, feito comprovado em 1994, quando os tenistas Pete Sampras e Steffi Graff jogavam com raquetes da marca. Pouco depois, em 1996, a empresa conseguiu se tornar líder dentro do segmento produtos e acessórios para vôlei de praia. Com o início do novo milênio a marca começou a se aventurar, mesmo que timidamente, pelo futebol com o fornecimento de uniformes para algumas equipes de pouca expressão. A WILSON continua inovando com equipamentos e tecnologias, e a cada ano se depara com novas conquistas e desafios, que servem de motivação para fornecer produtos esportivos que permitam a todos, desde o entusiasta iniciante até o atleta profissional a conseguirem os melhores resultados e o maior entretenimento no esporte.





Apoio aos campeões 
Desde sua fundação até hoje, a WILSON trilhou um caminho de desafios e conquistas, sempre trazendo para o mercado esportivo novas tecnologias aplicadas em equipamentos e produtos de todos os esportes com que trabalha, desenvolvendo cada vez mais sua qualidade e aperfeiçoando o rendimento e as jogadas. Por isso mesmo, a marca teve diversos produtos selecionados como oficiais por associações e campeonatos profissionais americanos e mundiais, como US Open e Australia Open (torneio de tênis que utilizam as bolas da marca), National Football League (Liga Profissional de Futebol Americano), USPTA (Associação Nacional de Tênis Americano). Entre seus produtos, a marca se orgulha das peças promocionais de grandes nomes do esporte como é o caso da bola de basquete autografada por Michael Jordan, que chegou a vender 1 milhão de unidades anualmente, durante quatorze anos consecutivos.




Com relação aos atletas, a WILSON promoveu grandes nomes do esporte como Suzanne Lenglen (tênis), Sam Snead (golfe), Patty Berg (golfe), Jack Kramer (considerado “pai do tênis moderno”), o Yankee Vernon “Lefty” Gomez (baseball), Maureen “Little Mo” Connolly (tênis), Billy Cunninghan (o 1º jogador escolhido no DRAFT da NBA em 1965), Jerry West (jogador de basquete e técnico do Los Angeles Lakers), entre outros. Atualmente a marca fornece raquetes muitos atletas entre os quais os tenistas Roger Federer, Juan Martín del Potro, Thomas Bellucci e as irmãs Serena e Venus Williams; além de patrocinar astros como o jogador de futebol americano Tom Brady e o golfista Padraig Harrington. Todos esses nomes possuem uma coisa em comum: além de grandes atletas, são grandes campeões.





A sede que respira esporte
A sede mundial da WILSON está localizada em Chicago, talvez o que explique a forte ligação da marca com o baseball, já que a cidade americana é um dos berços deste esporte. O primeiro piso da sede, apelidado de “W FLOOR”, abriga um moderno showroom com os mais inovadores produtos da marca, além de celebrar através de atletas e técnicos um passado glorioso e celebrar a vida esportiva. Já no lobby, existem os principais lançamentos da marca expostos de forma que o público possa sentir a experiência de tocar e sentir a qualidade de grandes produtos. A sede ainda com um lounge, com decoração minimalista, onde grandes atletas, técnicos e parceiros são recebidos de forma informal. Uma das atrações da sede da WILSON é uma enorme parede formada pelos materiais inovadores utilizados em seus produtos.





 A evolução visual
A identidade visual da marca passou por modificações acentuadas ao longo dos anos. O tradicional logotipo vermelho com o “W” em destaque foi adotado em 1994.



Os slogans
More win.
The name of the game.





 Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1913
● Fundador: Thomas E. Wilson
● Sede mundial: Chicago, Illinois
● Proprietário da marca: Amer Sports Oyj
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Roger Talermo
● Presidente: Chris Considine
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.600
● Segmento: Esportivo
● Principais produtos: Roupas, equipamentos e acessórios esportivos
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Head, Mizuno, Dunlop, Penn, Prince e Spalding
● Ícones: O “w” vermelho
● Slogan: More win.
● Website: www.wilson.com

A marca no mundo
Atualmente a WILSON, marca esportiva mais antiga do mercado americano, é uma empresa líder na produção e desenvolvimento de equipamentos (bolas, raquetes, mochilas, roupas e calçados) para tênis, golfe, futebol americano, basquete, baseball, vôlei de praia, entre outros esportes, comercializando seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo. A marca é a número na produção de raquete de tênis, squash e badminton, além de ser a líder de mercado em acessórios de futebol americano e a número dois em baseball. A fábrica de Humbolt no estado do Tennessee é a terceira maior do mundo para a produção de equipamentos de golfe, sendo capaz de fabricar mais de 45.000 bolinhas em um único dia.

Você sabia?
 Em 2000, a WILSON ganhou ainda mais visibilidade mundial, quando uma bola de vôlei da marca se tornou a melhor companheira do ator Tom Hanks no filme “O Náufrago”, que interpretava um personagem perdido numa ilha deserta após um naufrágio. O sucesso foi tanto que a associação Broadcast Film Critics criou um prêmio exclusivo para WILSON, nomeado “O melhor objeto inanimado em um filme”.
 Há mais de 70 anos a WILSON é a marca de bola oficial da NFL, liga profissional de futebol americano, esporte mais popular do país. De couro natural e costurada a mão na finalização as bolas Wilson são feitas com todas as especificações oficiais da NFL. A Wilson F1100 Official NFL Game Football, também conhecida como “The Duke”, em homenagem a Wellington Mara, o Duque, uma lenda do futebol americano, é a bola oficial do Super Bowl.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

#tenis #wilson #fedrer #raquetedetenis #raquetewilson #squash