Suas bolas rolam com autoridade em quadras de futsal e em campos
de futebol, quicam em quadras de basquete e handebol, e chegam até a
boiar em piscinas de pólo aquático. Suas luvas garantem a segurança de
muitos goleiros e as chuteiras adornam os pés de muitos craques. A marca
PENALTY definitivamente é a patrocinadora oficial de muitos jogos e de
muitos brasileiros, não importando o esporte ou local, desde que jogado
com amor e espírito esportivo.
HISTÓRIA DA MARCA
Suas bolas rolam com autoridade em quadras de futsal e em campos
de futebol, quicam em quadras de basquete e handebol, e chegam até a
boiar em piscinas de pólo aquático. Suas luvas garantem a segurança de
muitos goleiros e as chuteiras adornam os pés de muitos craques. A marca
PENALTY definitivamente é a patrocinadora oficial de muitos jogos e de
muitos brasileiros, não importando o esporte ou local, desde que jogado
com amor e espírito esportivo.
A
história da maior marca brasileira de materiais esportivos teve início
na década de 30, logo após um período de grande crise mundial. O
comerciante de origem libanesa Sarhan Tuma Estefano, cheio de coragem e
determinação, abriu em São Paulo, já então principal centro financeiro
do Brasil, uma oficina de costura com a esposa, Assibe. Porém, no
momento em que as vendas começaram a crescer, ele faleceu. A viúva, com
seis filhos para criar, se uniu a seus irmãos, Ibrahin e Sarhan Curi,
para seguir com a iniciativa. A união consolidou-se a partir da década
de 40, com o desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil. Em 1945, os
filhos de Assibe, Eduardo e Victorio Estefano, ainda jovens, mas com
muita fibra e empreendedorismo, compraram a parte dos tios e fundaram
oficialmente a Malharia Cambuci S/A, uma confecção de artigos de
vestuário masculinos e femininos localizada no bairro do Cambuci, em São
Paulo.
Pouco menos de 25 anos depois, em 1968, os irmãos Eduardo, Ricardo
e Roberto Estefano, filhos de Eduardo e netos de Assibe, assumiram a
empresa, após a aposentadoria do tio Victorio. Finalmente, em 1970, a
Cambuci modernizou sua fábrica, redefiniu sua linha de produtos e criou a
marca PENALTY, lançando no mercado brasileiro produtos para a prática
de futebol, além de roupas para a prática de exercícios físicos e ao ar
livre. Com o sucesso, pouco depois, em 1973, a Cambuci transferiu sua
produção para a cidade de São Roque, no interior de São Paulo, em um
complexo de fábricas criado para atender a todo o mercado brasileiro. Em
seguida, fechou seu primeiro grande contrato de patrocínio com o São
Paulo Futebol Clube.
Nesta época, a explosão de consumo de produtos esportivos
favoreceu um crescimento vigoroso da marca PENALTY, que acompanhou a
demanda e atendeu as expectativas dos amantes das práticas esportivas.
Em 1976 inaugurou sua primeira fábrica de bolas em São Roque, uma das
mais modernas da época. A qualidade de suas bolas foi confirmada quando a
Confederação Brasileira de Vôlei concedeu o primeiro selo de garantia
de qualidade para as bolas produzidas pela PENALTY. Em 1979, a marca
fechou importante parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de
Salão (CBFS), que acabava de nascer. Por mais de 20 anos, constantes
investimentos na modalidade firmaria a PENALTY como uma “marca de profissional”
(slogan usado pela marca nos anos 80 e 90), intimamente ligada ao
universo do futebol, em suas diversas modalidades. Começava aí a
internacionalização da marca PENALTY.
Em 1980 a marca iniciou a produção de calçados esportivos, e antes
da metade desta década, já era a maior fabricante brasileira de bolas
para a prática de futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol e pólo
aquático. Neste período, adquiriu os direitos de fabricação de calçados
da marca Asics e raquetes e bolas de tênis da Wilson e Doonay,
absorvendo, a partir daí, experiência e tecnologia suficientes que lhe
permitiram a PENALTY evoluir seus produtos no padrão internacional.
Seguindo o caminho da internacionalização, nos anos 90 a PENALTY
consolidou sua presença na América do Sul, tornando-se a marca oficial
das principais federações e confederações nas diversas modalidades
esportivas que atua até hoje. Como resultado dos investimentos, a marca
mostrou-se “pé quente” e conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores
da América e do Mundial Interclubes com o São Paulo Futebol Clube, em
1992 e 1993, respectivamente. Dois anos depois, em 1995, foi a vez de
ser campeã da Copa Libertadores da América com o Grêmio, e vice no
Mundial Interclubes. Além disso, foi pentacampeã mundial (1982, 1985,
1989, 1992, 1996) com a Seleção Brasileira de Futsal, tornando a
modalidade cada vez mais prestigiada em todo o mundo.
Ainda na década de 90, a explosão do consumo de material esportivo
estimulou a empresa a investir cada vez mais no crescimento da marca
PENALTY. Por outro lado, a abertura do mercado brasileiro às importações
provocou a entrada de inúmeras marcas esportivas internacionais,
tornando o consumidor mais exigente. Esses acontecimentos foram
encarados como um desafio. Em três estados brasileiros (São Paulo, Bahia
e Paraíba), modernas fábricas foram inauguradas, linhas de produtos
ampliadas, novas tecnologias desenvolvidas em bolas, calçados,
confecção, equipamento e acessórios, além de aplicar estratégicos
investimentos no setor esportivo, assinando contratos com as federações
de futebol da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Com isso, a
empresa manteve sua competitividade no mercado nacional e firmou-se no
mercado internacional, levando a marca PENALTY para mais de 10 países de
toda a América, Ásia e Europa. Em 1998 foi fundada a primeira filial
fora do Brasil, na Argentina, e que hoje tem presença massiva, sendo uma
das principais marcas argentinas de futebol.
Com o início do novo milênio a PENALTY se consolidou nos esportes
coletivos com o patrocínio de grandes equipes de basquete e handebol,
além de patrocinar atletas de ponta com o jogador de basquete Anderson
Varejão, o ginasta Diego Hypólito e o jogador de futsal Schumacher.
Atualmente a marca PENALTY possui contrato de fornecimento de material
esportivo para equipes de futebol como Vasco da Gama, Remo, Vitória,
Náutico, Ceara, Portuguesa, Santa Cruz, Everton (Chile), Defensor
(Uruguai), Gimnasia y Esgrima (Argentina) e Vélez Sarsfield (Argentina);
de Futsal como Carlos Barbosa e Suzano; além de patrocinar
individualmente atletas como Deola (goleiro do Palmeiras) e Fernandão
(pivô da Seleção Espanhola de Futsal e do Barcelona), e a Liga Nacional
de Futsal e a Liga Espanhola de Futsal.
A linha do tempo
1975
● Lançamento de sua linha de meias esportivas.
1997
● Lançamento da revolucionária bola de futebol WORLD,
que possuía menos costuras (apenas 12 gomos arredondados, ao invés dos
tradicionais gomos hexagonais e pentagonais), além de mais
impermeabilidade e maior desempenho, proporcionando mais velocidade nos
chutes.
● A linha de bolas para futebol AMÉRICA’S conquista o selo de aprovação da FIFA se tornando a única bola brasileira para jogos internacionais.
1998
● Modernização de toda linha de luvas, calções, camisas de goleiros e uniformes de concentração e oficial.
1999
● Lançamento da bola PENALTY STAR, com designer inovador e aprovação da FIFA.
● Firma contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para fornecimento de uniformes dos árbitros.
2000
● Lançamento da bola PENALTY STAR FUEGO, desenvolvida especialmente para a Copa América disputada na Colômbia.
●
Lançamento das tecnologias ATF (Anatomical Tecno Flex), Duo Soft
(tecido altamente tecnológico) e Memo Tech (consolidando ainda mais a
qualidade das meias PENALTY).
2003
●
Lançamento da nova linha de luvas para goleiros com os modelos Delta,
Acqua Safe e Protec, desenvolvidos para serem usados em situações
particulares. O modelo Delta, por exemplo, é ideal para campos secos e
por ser produzido em 100% látex, possui maior maciez e adere muito bem
às mãos. Como sugere o nome, o Acqua Safe é para campos molhados. O
produto utiliza material neoprene além do látex, que evita a absorção de
água e não deixa a luva pesada. Já o modelo Protec é indicado para
condições intermediárias do campo, mas com uma diferença em sua
produção, já que a costura realizada no látex envolve todos os dedos e,
assim, proporcionar maior proteção.
2004
● Lançamento da chuteira SAGA com tecnologia Molix e Aracnun (esta última especialmente para goleiros).
● Lançamento do TITAN, primeiro calçado da PENALTY para a prática do handebol.
● Lançamento da bola de futsal MAX 1000, que diminuía em 13% o impacto com o pé do atleta na hora do chute.
● Lançamento da bola PENAYLTY PRECISION, fabricada com “pequenas cavidades” que proporcionavam mais precisão na hora do chute.
2008
● Lançamento da nova linha de produtos profissionais para futebol SNIPER, desenvolvida para os atletas que buscam um produto que auxilie no contato com a bola e que facilite os toques e lançamentos.
● Lançamento da BOLA 8,
com menor atrito, graças à pequena quantidade de gomos e junções. O
produto conta com a tecnologia Termotec, desenvolvida pela empresa e que
garante 0% de absorção de água. A nova e revolucionária bola trazia uma
série de benefícios graças ao seu design. Afinal, com apenas oito
gomos, as tradicionais têm 32, a bola da Copa do Mundo tinha 14, o
atrito era bem menor. Com isso, a bola era mais rápida em razão da
resistência menor ao ar; menos contundente por ter poucas regiões de
junções dos gomos, e um melhor balanceamento, fazendo com que mantivesse
a sua trajetória no ar. Sua estréia foi no Campeonato Brasileiro da
Série B, e os 20 clubes que participaram da competição receberam a nova
bola para treinos antecipadamente.
● Lançamento da coleção RUNNING,
composta por seis modelos calçados para a prática de corrida, além de
uma linha de confecção, composta por camiseta, calção, boné e meias.
Entre os modelos de tênis, o destaque é o Flash, ideal para uso diário e
prática de caminhadas, pois possuía solado que proporcionava mais
conforto através de amortecimento e canal de ventilação na planta do pé.
O tênis possuía ainda material refletivo para utilização noturna,
combinação de tecido dupla-frontura e laminado perfurado, o que oferecia
maior ventilação e conforto.
2009
● Lançamento da linha de Futsal PENALTY MAX,
resultado de um trabalho intensivo de pesquisas em centros de
tecnologia, que buscou tendências de design mundial para levar aos
praticantes da modalidade produtos modernos, tecnológicos, que
proporcionam conforto e melhoram o desempenho.
2011
● Lançamento da bola 8 S11 Pró,
que conta com a aprovação da FIFA e das principais federações do
Brasil, foi personalizada especialmente para as finais de 15 campeonatos
estaduais, ganhando um selo impresso com nome do estado e a cor
laranja, o que a diferencia das bolas das demais partidas do campeonato.
As tecnologias
Antes
de chegar ao consumidor final, assim como as bolas, as linhas de
calçados, confecções e acessórios são desenvolvidas com as melhores
matérias-prima e com tecnologias criadas exclusivamente para a
necessidade de cada segmento. Todos os produtos são testados em
laboratórios próprios e, principalmente, por atletas profissionais, o
que garante que cada componente ofereça ao atleta tudo o que ele
precisa: design, conforto, resistência, precisão e durabilidade. Ideal
para a prática esportiva em geral, seja ela profissional ou de fim de
semana. A preocupação de entender às necessidades dos esportistas e a
política de manter grandes parcerias no mundo como clubes, atletas
expressivos, seleções nacionais, federações e confederações consolidam a
fórmula de sucesso da marca PENALTY.
As principais tecnologias desenvolvidas pela PENALTY nos últimos anos foram:
BOLAS
● Termotec:
tecnologia exclusiva de fabricação de bolas sem nenhum ponto de
costura. Totalmente impermeável. Permite a utilização da bola em
condições extremas de chuva intensa, por exemplo, sem alterar o peso.
● Drycell:
tecnologia voltada para as bolas de handebol, que possuem gomos com
microporos, permitindo que a bola permaneça seca, sem reter umidade em
sua superfície.
● Hand Grip: acabamento e base de PVC. Revestimento externo com película aderente, o que proporciona maior grip nas mãos dos atletas.
● Kick Off:
tecnologia utilizada em bolas para a prática de Futebol Society, que
proporciona quiques mais regulares, além de pingar menos em comparação
com os modelos desenvolvidos para futebol de campo, proporcionando maior
precisão em passes e chutes, e maior controle.
● Water 0%:
tecnologia de montagem da bola de pólo aquático através de sistema de
fusão, permitindo assim total impermeabilidade à água e maior
durabilidade e estabilidade.
● Camaleão: tecnologia exclusiva PENALTY que muda de cor reagindo à exposição aos raios ultravioletas.
● Neogel: matéria-prima exclusiva que proporciona maior maciez e absorção de impacto nos modelos profissionais.
CALÇADOS
● ATF (Anatomical
Techno Flex): os produtos que utilizam esta tecnologia são feitos para
se adaptar às reais necessidades do usuário. Por isso a PENALTY se
preocupou tanto em unir o desempenho e o design de modo tão balanceado.
Os calçados ATF são produzidos de acordo com as características do
formato dos pés dos brasileiros. A modelagem se ajusta perfeitamente à
fôrma. Já os solados técnicos são desenvolvidos para a maximização do
desempenho: a combinação adequada entre a borracha natural e a sintética
forma um composto equilibrado entre durabilidade e aderência. A lona e o
tecido sintético usados no cabedal são de alta resistência e apresentam
toque macio.
● ATF 360: a evolução da tecnologia
ATF. Além de priorizar flexibilidade, leveza e resistência, garante
estabilidade em todos os pontos estratégicos dos pés, proporcionando
conforto dentro e fora das quadras.
● Aracnun:
material flexível com acabamento texturizado antideslizante. Esta
tecnologia é aplicada em regiões estratégicas dos produtos para garantir
o grip e aderência com a bola.
● Molix: sempre em
busca do melhor desempenho, a PENALTY procurou desenvolver chuteiras com
maior flexibilidade e perfeito ajuste ao pé, sobretudo na parte do
cabedal. A tecnologia se caracteriza pela inserção de uma peça de
borracha, desenvolvida com um composto especial, na parte frontal do
cabedal da chuteira. Isso amplia a facilidade de movimentação do pé do
atleta, além de garantir maior segurança a cada jogada.
● Silicon:
esta exclusiva tecnologia anti-impacto foi desenvolvida com base de
silício, proporcionando melhor amortecimento e mais conforto durante os
jogos. Seu formato inovador gera estabilidade para a pisada.
● Kangaroo Leather:
o uso do couro de canguru no cabedal dos calçados torna os produtos
desta linha extremamente diferenciados. Diminui o desgaste físico, e
otimiza a performance dos esportistas através da leveza, conforto,
maciez e durabilidade.
CONFECÇÕES
● Duosoft: tecido leve que apresenta um bom poder de absorção de suor e rápida secagem. Assim, mesmo após o uso prolongado, a sensação de conforto e de toque macio permanece intacta.
● BodyFit: produzido em microfibra de poliéster com elastano, possui alto grau de absorção de suor além de tecnologia especial de proteção dos raios UVA e UVB por meio de micro-cristais de dióxido de titânio. Proporciona também maior liberdade de movimento e conforto na pratica esportiva e no dia-a-dia.
MEIAS
● High Compress: tecnologia com efeito de compressão progressiva que ajuda a evitar o desgaste muscular. Garante maior conforto e segurança, reduzindo o risco de contusões e protegendo a musculatura.
● Flot: as meias que utilizam essa tecnologia são mais um resultado do incessante desenvolvimento de novas matérias-primas. A tecnologia exclusiva de construção de pontos mais amplos do que o padrão, resulta num desenho mais “arejado” para a malha, favorecendo a evaporação do suor.
● Shin Protect - atoalhado mais reforçado e acolchoado no cano frontal do meião, para dar mais proteção.
EQUPAMENTOS● Anatomic Sys: produtos com recortes anatômicos que permitem encaixe perfeito e flexibilidade total do jogador.
● Special Grip: feito com látex com uma formulação especial, a luva é destinada aos jogadores que precisam de mais resistência e durabilidade.
● Exofinger: estrutura interna rígida que impossibilita a flexão contrária dos dedos, evitando lesões.
Durante toda sua história a PENALTY utilizou diferentes logotipos. No decorrer dos anos eles foram modificados, em alguns momentos até de forma radical, mas sempre mantendo o espírito inovador da marca. Na penúltima modificação, ocorrida há poucos anos atrás, a PENALTY assumiu de vez a cor laranja em seu logotipo, aposentando o tradicional vermelho que durantes décadas acompanhou a marca.
Em 2011 a marca reformulou novamente sua identidade visual,
adotando um novo posicionamento de mercado amparado na legitimidade de
ser a única marca genuinamente brasileira de futebol. O novo logotipo
adotou curvas e a cor verde.
Os slogans
Ginga Brasil. (2011)
O Brasil não se explica. Se sente! (2009)
Patrocinadora oficial do seu jogo. (2007)
Esse é o seu jogo.
Qual é o seu jogo?
Marca de profissional. (década 80)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1970
● Criador: Eduardo, Ricardo e Roberto Estefano
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Cambuci S/A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Roberto Estefano
● Diretor Superintendente: Eduardo Estefano Filho
● Faturamento: R$ 248 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 7
● Presença global: + 14 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.000
● Segmento: Material esportivo
● Principais produtos: Calçados e roupas esportivas, bolas e acessórios
● Principais concorrentes: Topper, Nike, Adidas e Umbro
● Ícones: As bolas
● Slogan: Ginga Brasil.
● Website: www.penalty.com.br
A marca no mundo
A
PENALTY, que fabrica inúmeras categorias de produto, desde calçados e
confecções até bolas e acessórios esportivos para esportes coletivos
como futebol, vôlei, basquete, handebol e futsal, comercializa seus
produtos em mais de 14 países da América, Ásia e Europa. Em seu
portfólio, orgulha-se de ter a segunda maior fábrica de bolas das
Américas, que por sua vez, como poucas no mundo, produz bolas
certificadas pelas principais entidades regulamentadoras tais como FIFA,
no futebol, a FIVB, no voleibol, a FIBA, no basquetebol, e a IHF, no
handebol.
Você sabia?
●
A PENALTY é uma verdadeira especialista no mercado de bolas, sendo a
única marca aprovada por todas as Federações e Confederações mais
importantes do mundo, oferecendo bolas para diversas modalidades, entre
elas: futebol de campo, society e salão, vôlei de quadra e de praia,
basquete, handebol, futevôlei, beach soccer, rúgbi, futebol americano,
pólo aquático e biribol.
As fontes:
as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa
(em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e
Exame), sites especializados em Marketing esportivo e Branding, e
Wikipedia (informações devidamente checadas).