A Arquegym é uma loja autorizada tanto para a venda como para assistência técnica, onde todos os clientes são atendidos sempre com muita atenção e rapidez, oferecendo uma grande variedade de produtos para os aventureiros radicais que usam os produtos da Gopro.
HISTÓRIA DA MARCA
Tudo começou com o americano Nicholas Woodman, formado em artes visuais pela Universidade da Califórnia e praticante assíduo de esportes radicais, especialmente o surfe, que sempre sonhou fazer grandes imagens de suas aventuras pelo mundo, mas nunca conseguiu. Isto porque os fotógrafos normalmente não estavam preparados para chegar onde os surfistas estavam. Foi então que Nick, como era conhecido, teve uma ideia que iria mudar sua vida. E se houvesse uma câmera portátil, resistente e à prova d’água capaz de registrar os momentos mais incríveis de um ponto de vista único. E para registrar imagens de boa qualidade enquanto pegava ondas, ele amarrou sua câmera de 35mm ao pulso para bater fotos. Em março de 2002, durante uma temporada de surfe nas agitadas águas da Austrália e da Indonésia, ele resolveu testar a câmera e capturou imagens únicas de um ângulo surpreendente. Surgia neste momento a visão empreendedora do jovem Nick. Para financiar a ideia, o empresário, juntamente com sua futura mulher, Jill, comprou em Bali 600 colares feitos de concha por US$ 1.90 e os revendeu nas praias da costa da Califórnia por US$ 60 cada um. Com o valor arrecadado, mais um empréstimo de US$ 35.000, conseguido com a mãe, Concepcion Socarras, e mais US$ 200 mil do pai, um banqueiro da Califórnia, ele começou a investir em seu novo e promissor negócio.
Em dezembro de 2012, o empresário americano vendeu 8.88% de participação da GoPro para a Foxconn, a conhecida fabricante chinesa de produtos eletrônicos, que monta aparelhos como o iPhone e o iPad para a Apple. O negócio foi fechado por US$ 200 milhões, dinheiro utilizado para a expansão da empresa em outros países e o desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Em meados de 2014, a empresa abriu seu capital na Nasdaq, bolsa americana que concentra empresas de tecnologia, arrecadando US$ 427 milhões. Pouco depois, lançou no mercado sua nova câmera, HERO 4, equipada com tela touchscreen integrada, capaz de capturar vídeos a 60 quadros por segundo em altíssima resolução (4K), além de uma nova lente de 13Mp e melhorias na gravação no escuro. A GoPro também se apoia na produção de conteúdo para impulsionar as vendas. Para isso, disponibilizou aos consumidores o GoPro Studio, um editor de vídeos para usuários das câmeras, cujos principais recursos são a adição de conteúdo multimídia e efeitos aos vídeos, conversão para novos formatos e edição de gravações. Além disso, disponibiliza um aplicativo para controlar a câmera remotamente, reproduzir e compartilhar o conteúdo, ou até mesmo assistir aos “melhores” vídeos no canal GoPro.
Desde 2002 esse foi o caminho percorrido pela GoPro até evoluir ao estágio atual para que milhões de aventureiros, esportistas e entusiastas amadores tenham a oportunidade de fazer produções cinematográficas e ótimas fotos apenas com uma única e pequena câmera na mão.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2002
● Fundador: Nicholas Woodman
● Sede mundial: San Mateo, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: GoPro, Inc.
● Capital aberto: Sim (2014)
● CEO: Nicholas Woodman
● Presidente: Tony Bates
● Faturamento: US$ 985.7 milhões (2013)
● Lucro: US$ 60.4 milhões (2013)
● Valor de mercado: US$ 8.6 bilhões (outubro/2014)
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 650
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Câmeras digitais e acessórios
● Slogan: Be a HERO.
● Website: www.gopro.com
A marca no mundo
Atualmente a GoPro, líder absoluta de seu segmento no mundo, comercializa sua linha de câmeras e acessórios em mais de 100 países. Em 2013 a empresa vendeu mais de 3.8 milhões de câmeras no mundo inteiro. Segundo dados do setor, a GoPro detém mais de 30% de participação de mercado no segmento de filmadoras de bolso no mercado americano.
Você sabia?
● A GoPro também investe em patrocínios de eventos e atletas. Entre os quais o surfista Kelly Slater.
● Além de ter sido um produto inovador, explorando um nicho ainda não pensado pelos grandes fabricantes, são os conteúdos compartilhados pelos utilizadores na internet que “espalham” a marca, fazendo assim uma publicidade gratuita e espontânea.
● O empreendedorismo de Nick Woodman o tornou bilionário com apenas 39 anos, dono de uma fortuna avaliada em US$ 1.3 bilhões.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
#gopro #acessoriogopro #goprogoiania #goianiagopro #goproacessoriosgoiania #goproassistencia